Dr. Daniel Engel Cunha – Resp. Técnico – CRM 10510 RQE 5411

Terapia de reposição hormonal para homens e seus benefícios

É comum muitos homens apresentarem uma baixa dos níveis de testosterona. A grande questão aqui é que a diminuição desses níveis pode ser responsável por causar problemas como a disfunção erétil, a diminuição da libido, a redução de força física e energia, o hipogonadismo e até mesmo a depressão.

É exatamente nesse ponto, quando começa a prejudicar a qualidade de vida, que muitos homens recorrem aos consultórios urológicos e iniciam tratamentos hormonais. A terapia hormonal é utilizada em diferentes condições, vamos conhecer algumas delas.

A disfunção erétil é incapacidade de alcançar ou manter uma ereção adequada para a atividade sexual. Quando a causa da disfunção erétil está relacionada a baixos níveis de testosterona, o tratamento hormonal envolve a administração de testosterona exógena. Ela pode ser feita de forma injetável, com o uso de adesivos transdérmicos, géis ou pellets subcutâneos.

Os casos de hipogonadismo ocorrem quando os testículos não produzem níveis adequados de testosterona, se apresentando por meio de sintomas como fadiga, diminuição da libido e redução da massa muscular. As formas de tratamento hormonal são semelhantes aos já citados – injeções intramusculares, adesivos transdérmicos, géis ou pellets subcutâneos.

As terapias hormonais devem ser prescritas e acompanhadas por um médico especialista, como o urologista ou endocrinologista. O tratamento deve ser adaptado de acordo com o histórico e queixas do paciente, além da análise de exames laboratoriais que auxiliam na indicação do tratamento adequado.