Dr. Daniel Engel Cunha – Resp. Técnico – CRM 10510 RQE 5411

Entenda tudo que faz parte de uma cirurgia robótica.

A cirurgia robótica é um tipo de procedimento que garante precisão e eficiência. Ao falarmos desta técnica, é comum surgirem dúvidas como “Mas não precisa só do robô?”.

A verdade é que é, mesmo sendo uma tecnologia muito avançada, ainda é preciso um cirurgião especialista neste tipo de procedimento, para controlar e monitorar cada movimento da máquina.

Por isso, hoje vamos explicar o que faz parte da cirurgia robótica, uma inovação tecnológica que tem revolucionado a urologia.

– O robô: no centro de tudo está o robô para cirurgias. Ele não executa nada sozinho, mas é uma ferramenta extremamente precisa, permitindo movimentos delicados por parte do cirurgião.

– O sistema de vídeo: ele permite uma visão ampliada e detalhada dos órgãos e tecidos que estão sendo operados. A tecnologia contribui mesmo em áreas de difícil acesso.

– O console: é por onde o médico guia o robô com precisão e eficiência. É preciso habilidade, conhecimento e experiência para assegurar o melhor resultado e recuperação pós-cirúrgica.

Se você está considerando fazer uma cirurgia robótica, considere uma consulta com seu urologista de confiança, para tirar todas as suas dúvidas. A tecnologia está em evolução, mas a experiência médica é fundamental para entender o seu cenário e opções de tratamento, caso necessário.